Na semana anterior ao primeiro jogo do Brasileirão de 2019, o jornal O Globoelegeu os 50 maiores jogadores da história da fase de pontos corridos do torneio (que já teve 16 temporadas). Para montar a lista, foram convidados 47 especialistas, como jornalistas, jogadores, e ex-profissionais.
A primeira posição foi ocupada por Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo e atual técnico do Fortaleza. Hoje, com 46 anos, o paranaense foi campeão brasileiro com a equipe paulista em três oportunidades.
Na sequência, Fred, do Cruzeiro. Sua vitoriosa passagem pelo Fluminense – onde conquistou dois títulos nacionais – e o protagonismo no ataque por onde passa pesaram na decisão da escolha.
Na Turquia, Alex talvez ocupasse a primeira posição, mas nessa lista, o ídolo de Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro, ficou em terceiro. Em 2003, o jogador conquistou o Campeonato Brasileiro pelo clube de Minas Gerais.
Vale analisar que Neymar, que jogou o torneio pelo Santos, entre 2009 e 2013, ocupou apenas a 11ª colocação.
Completando o top 10, temos, respectivamente: Éverton Ribeiro (Flamengo), Fábio (Cruzeiro), Conca (ex-Fluminense/Flamengo), Cássio (Corinthians), Hernanes (São Paulo), Petkovic (ex-Flamengo) e Emerson Sheik (ex-Corinthians).
ESPN
Discussion about this post