A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, promove neste sábado (4), a abertura oficial do Dia D 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Este ano, a mobilização acontecerá no município de Itabaiana. O evento será na Praça Epitácio Pessoa, centro da cidade, a partir das 8h30. A campanha começou no dia 10 de abril e vai até o próximo dia 31 de maio.
Além da vacina contra a Influenza para os grupos prioritários, a população poderá atualizar a caderneta de vacinação. No local, haverá a apresentação da Quadrilha dos Idosos de Itabaiana, do Grupo Folclórico de Juripiranga e terá um espaço dedicado às crianças com pula-pula, algodão doce e a presença do Zé Gotinha.
A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O objetivo da campanha é vacinar o maior número de pessoas para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A meta é que a cobertura seja de, pelo menos, 90% do público alvo, o que corresponde a 1.185.599 pessoas. Até o momento, no Estado, foram vacinadas 198.478 pessoas, o que corresponde a 16,74% dos grupos prioritários.
O município de Itabaiana tem uma população de 7.294 público alvo para a campanha da influenza, o que motivou a escolha para realizar a abertura da campanha 2019. “Itabaiana foi a escolhida para realizar a abertura do Dia D porque o município vem atingindo a cobertura vacinal ao longo dos anos, tendo assim o reconhecimento pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2017, a cobertura foi de 102,23%. Já ano passado, foi de 95,40%”, explica a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega.
A SES recomenda aos municípios que todos os postos de vacinação estejam abertos com oferta da vacina. A ação, na Paraíba, irá contar com 1.523 mil pontos de vacinação e envolvimento de 7.388 pessoas.
Grupos prioritários – Além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.
Situação epidemiológica – Em 2018, foram notificados 344 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, 273 foram descartados, 21 foram confirmados para H1N1, 11 para AH3, 2 para outros vírus respiratórios e 9 para sincial respiratório. Foram confirmados 19 óbitos por SRAG. Em 2019, foram notificados 92 casos suspeitos de SRAG. Destes, 37 foram descartados, 2 foram confirmados para H1N1 com 1 óbito e 14 foram confirmados para outros vírus com 2 óbitos.
Secom-Pb
Discussion about this post