Mais de 15 mil paraibanos tiveram o título de eleitor cancelado por não votar e não justificar ausência nas três últimas eleições. O prazo para regularização foi encerrado na segunda-feira (6), mas apenas 694 pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para quitar suas pendências.
De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), 15.738 paraibanos tiveram o título de eleitor cancelado por não votar e não justificar ausência nas três últimas eleições. Os eleitores têm até maio de 2020 para refazer o documento e caso não o façam, devem aguardar novamente até o término das próximas eleições, que acontecem em outubro do próximo ano.
A multa também precisa ser paga para recuperar o direito ao voto. Para tanto, valor, em média, custa R$ 3,50. Até regularizar a situação, os eleitores ficam impossibilitados de obter passaporte ou carteira de identidade e também não podem receber salário de emprego público ou de alguma fundação governamental.
A punição ainda impede que os eleitores participem de concursos públicos, realizem empréstimos nas autarquias e renovem matrícula em instituições governamentais
Discussion about this post