O chef de cozinha Jamie Oliver disse estar “devastado” ao anunciar que sua rede de restaurantes entrou em insolvência e foi colocada em “administration” (medida equivalente ao instrumento de recuperação judicial no Brasil). O risco de quebra ameaça cerca de 1,3 mil empregos, segundo a BBC.
O grupo, que inclui a rede italiana Jamie’s Italian, além do Barbecoa, Fifteen e Diner, nomeou a KPMG como administradora provisória para proteger os credores e avaliar alternativas para a reestruturação das dívidas, incluindo a possibilidade de vendas de ativos e liquidação.
De acordo com a imprensa britânica, no total, 25 restaurantes deverão ser afetados, dos quais 23 da cadeia italiana de Oliver. “Eu aprecio o quão difícil isso é para todos os afetados”.
Oliver, de 43 anos, que se tornou uma figura internacionalmente conhecida devido a seus programas culinários na TV, fundou sua marca Jamie’s Italian em 2008.
“Estou devastado por nossos restaurantes britânicos muito amados terem entrado em administração. Estou profundamente entristecido com este resultado e gostaria de agradecer a todas as pessoas que colocaram seus corações e almas neste negócio ao longo dos anos”, disse Jamie Oliver nas redes sociais.
No Brasil, há três restaurantes, em Campinas (SP), Curitiba e São Paulo. O Jamie’s Italian no Brasil informou que a operação é uma franquia independente e que não será afetada pela crise financeira do grupo no Reino Unido.
“A operação da cadeia internacional é separada. Continuamos funcionando normalmente e, inclusive, em expansão. Temos uma quarta unidade programada para ser aberta no segundo semestre”, disse Lisandro Lauretti, sócio do Jamie’s Italian Brasil.
Jamie Oliver agradeceu seus clientes e ressaltou sua intenção de revolucionar a forma de fazer culinária. “Gostaria de agradecer a todos os clientes que nos beneficiaram e nos apoiaram na última década, tem sido um verdadeiro prazer atendê-los”, afirmou o chef.
Ele acrescentou: “Lançamos o Jamie’s Italian em 2008 com a intenção de interromper positivamente o mercado do Reino Unido, com grande valor e ingredientes de qualidade superior, os melhores padrões de bem-estar animal e uma incrível equipe com paixão por boa comida e serviço. E fizemos exatamente isso. “
Procura de compradores
De acordo com o jornal inglês “The Guardian”, a rede de restaurantes de Oliver tem procurado compradores nos últimos meses e é a vítima mais recente de um cenário comercial complicado em Londres.
Em março, o Boparan Restaurant Group (BRG) informou que planejava encerrar as atividades de mais de um terço de suas lanchonetes Ed’s Easy Diner e Giraffe, enquanto Carluccio’s, Prezzo, Strada e Gourmet Burger Kitchen fecharam estabelecimentos em 2018.
As vendas na rede italiana caíram quase 11% no ano passado, para £ 101 milhões, quando 12 restaurantes foram fechados e cerca de 600 funcionários foram demitidos.
A rede só foi salva da falência por uma injeção de dinheiro de última hora de £ 13 milhões de Oliver, parte de quase £ 17 milhões de novos recursos para manter os restaurantes funcionando.
Oliver, que foi descoberto pela BBC enquanto trabalhava como chef no River Café em Londres em 1997, ganhou fama com o programa “Naked Chef”, transmitido em diversos países.
Desde então, ele abriu um império que inclui programas de TV, publicações e restaurantes que teve seus altos e baixos.
Ele utilizou ainda sua reputação para pressionar políticos a combaterem o aumento de problemas relacionados à obesidade infantil ao defender refeições escolares mais saudáveis.
Em 2015, Oliver fechou a última filial da Recipease – sua cadeia de lojas de culinária. Em outubro de 2017, sua revista de culinária, Jamie, deixou de ser publicada após quase 10 anos.
O império de negócios caiu para quase £ 20 milhões no ano passado, arrastado por um ano ruim que acabou levando ao fechamento de 12 restaurantes de sua cadeia de restaurantes em fevereiro.
Em 2017, o chef inglês culpou a saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como “Brexit”, pelo fechamento de seis de seus restaurantes da rede italiana, entre eles um próximo à catedral de Saint Paul, em Londres. A cadeia responsabilizou especificamente o encarecimento dos produtos importados pela desvalorização da libra, acompanhado de uma queda de clientes.
G1 Economia
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