Em tempos onde a inteligência artificial e o Big Data parecem abrir as portas para um universo completamente novo e cheio de possibilidades para negócios em diferentes escalas, saber transformar dados em informação tornou-se um dos maiores desafios do gestores do século XXI. Esse desafio, também conhecido como “Big Problem” (Big Problema, em português), consiste em analisar os dados brutos coletados pela inteligência artificial e transformá-los em informação, o que não é uma tarefa das mais fáceis.
O primeiro desafio deste processo diz respeito ao local de armazenamento das informações geradas pela rede (que não são poucas, mesmo se nos atermos aos dados do Social Big Data). Depois, é necessário organizar essas informações de modo a facilitar o acesso e, só então, pode-se dar início ao processo de análise. É justamente aí onde mora o “Big problema”: os dados, inicialmente, não possuem significado algum, são só mais números no meio de milhares de outros números. Apenas quando esses dados são organizados e são colocados dentro de um determinado contexto é que eles passam a gerar informações.
Por isso, possuir os dados e não ser capaz de convertê-los em informações relevantes sobre sua empresa, seu cliente ou sobre o mercado é o mesmo que achar um diamante e não saber lapidá-lo. Então, já que este é um trabalho que ainda demanda, e muito, da cognição humana, invista na formação de uma equipe qualificada, capaz não apenas de converter os dados em informação mas também de analisá-los corretamente. Assim, você afasta o fantasma do “Big problema”, ganha mais tempo, garante mais eficiência para suas estratégias e, claro, otimiza os investimentos.
@AlekMaracaja
Discussion about this post