Um dos eventos paralelos mais esperados do Maior São João do Mundo será realizado neste sábado, 15, com concentração a partir das 7h na Estação Velha. Trata-se da Cavalgada Junina, evento promovido pela Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel). A expectativa é reunir na Cavalgada Junina cerca de 100 cavaleiros e amazonas.
Logo após a concentração, na Estação Velha, a comitiva seguirá pela rua Miguel Couto até a Praça da Bandeira. Os cavaleiros e amazonas também passarão pela avenida Floriano Peixoto até a Catedral, no centro da cidade, continuando pela Vila Nova da Rainha e retornando para a Miguel Couto, onde acontecerá o tradicional Bate-Sela.
“O bate-sela é onde as selas são ajustadas ao animal durante o percurso. Ele também recebe água e é alimentado. O cavalo recebe todos os cuidados para que esteja confortável durante a cavalgada”, disse Teles Albuquerque, secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Campina Grande.
O percurso da Cavalgada Junina será de 10 quilômetros, até o Clube Campestre, no bairro do Catolé. Tudo será acompanhado por um carro de som, com locutor apontando os pontos turísticos e históricos da Rainha da Borborema. Um trio de forró estará fazendo a trilha sonora do evento. Na recepção haverá feijoada e um churrasco para os participantes.
“A cavalgada Junina é uma das mais belas expressões culturais deste período. Tem inspiração nos Tropeiros da Borborema. Tudo no passo do cavalo Mangalarga Marchador”, disse Teles. O evento também recebe apoio da Associação Paraibana dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.
Discussion about this post