A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor notificou duas empresas por terem veiculado massivamente uma publicidade de uma oferta no mínimo inusitada. Em regime de parceria, as empresas Gol e Brahma estavam oferecendo passagens internacionais ao preço de R$ 3,99 aos consumidores durante o jogo de futebol masculino do Brasil contra a Venezuela na Copa América da noite da última terça-feira (18).
Segundo informações colhidas pela Secretaria, o site da companhia Gol ficou fora do ar no início das vendas. Por causa disso, muitos consumidores entraram em contato com o Procon-JP solicitando informações quanto aos direitos, bem como denunciando o fato como publicidade enganosa.
Segundo o secretário Helton Renê, muitos consumidores utilizaram os canais de comunicação da Secretaria e isso ‘acendeu’ o sinal de alerta quanto ao fato ocorrido na terça-feira. “Estaremos notificando as empresas para explicarem sobre a dinâmica dessa promoção, até porque, pelo que pesquisamos, não ficou clara a quantidade de passagens disponíveis antes e durante o evento, o que causou um sentimento, no mínimo, de frustração aos consumidores que ficaram atentos ao período promocional”, afirma Helton Renê.
Ainda segundo o secretário, os consumidores que se sentiram lesados na Capital poderão utilizar os serviços da Prefeitura através do Procon-JP, para uma assistência na busca de seus direitos, que, a priori, foram negados. “Faz-se necessária a correta veiculação de qualquer oferta, através da publicidade, como quantidade, tempo e condições para que a relação de consumo seja perfeita. Fora desses parâmetros, os fornecedores assumem um risco muito grande junto à sociedade consumerista. Lembro, inclusive, que ambas as empresas poderão responder de forma solidária”, finaliza o secretário.
PMJP
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