A Fundação de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), por meio do Centro de Referência de Esclerose Múltipla (Crem), ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, a partir desta quarta-feira (24), uma caravana com uma série de atividades voltadas às pessoas com esclerose múltipla. O primeiro município a receber a caravana será Campina Grande, seguida por Patos, Sousa, Cajazeiras e Uiraúna.
O objetivo da caravana, cujos trabalhos se encerram na sexta-feira (26), é promover reuniões com todos os pacientes, com uma equipe composta por dois médicos e uma farmacêutica. Os pacientes atendidos terão acesso a consultas e dispensação de medicamentos para tratamento da esclerose múltipla. Haverá, ainda, treinamento de farmacêuticos contemplados pela caravana.
A coordenadora do Crem, Bianca Etelvina, destacou a importância das atividades promovidas pela caravana na melhoria da qualidade de vida do portador de esclerose múltipla. “Nós estamos encurtando distâncias, nos deslocando até os pacientes, para ouvi-los, atendê-los, para transmitir informações, fazer essa busca ativa de novos diagnósticos, com um serviço de excelência de uma ponta à outra do Estado”, afirmou, destacando agilidade e exatidão na solução dos problemas encontrados.
Funcionamento – O Crem tem como missão a busca ativa para diagnóstico precoce e tratamento imediato em casos suspeitos de esclerose múltipla. Eles são encaminhados ao serviço, como também para o acompanhamento e monitoramento de usuários com diagnóstico definido.
Entre os serviços prestados pelo Centro de Esclerose Múltipla estão: assistência médica especializada, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, dispensação e aplicação de medicamentos, com atenção farmacêutica e de enfermagem. Funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Secom-Pb
Discussion about this post