O ano de 2017 ficará marcado na história da Chevrolet do Brasil. Há muito um modelo não liderava as vendas de forma tão incontestável como fez o Onix. O hatch da GM somou 188.654 unidades, quase o dobro do volume emplacado pelos rivais Hyundai HB20 e Ford Ka, segundo e terceiro colocados no ranking. O sucesso foi tamanho que o compacto da gravata dourada vendeu 2,5 vezes mais que o Volkswagen Gol, quarto colocado. Nem a reprovação no crash test do Latin NCAP foi suficiente para derrubá-lo.
Entre os dez primeiros colocados de 2017, foram poucas surpresas. A maior delas talvez seja o Fiat Mobi, muito criticado desde o lançamento. O subcompacto fez 54.270 unidades, ficando em nono. O Toyota Corolla foi o único médio a aparecer no pelotão da frente, e com números igualmente notórios aos do Onix. O sedã emplacou mais que o dobro do arquirrival Honda Civic, que acabou decepcionando, sem esboçar qualquer reação.
Parte dessa apatia do Civic se deve à estratégia da Honda, que trabalha no limite de produção da fábrica de Sumaré. A japonesa priorizou a fabricação do HR-V, que liderou o segmento em 2015 e 2016, mas não esperava o sucesso tremendo do Jeep Compass, que fechou 2017 na ponta da categoria, com 49.187 unidades. Por sinal, o nicho de utilitários consolidou a ascensão no último ano — é a fatia que mais cresce.
Dos modelos lançados em 2017, o Hyundai Creta é outro que se destacou. No seu primeiro ano de vendas, o SUV conseguiu a terceira colocação entre os SUVs, ficando bem próximo de Compass e HR-V, com 41.625 unidades. O Creta só não vendeu mais porque a Hyundai, a exemplo da Honda, opera no limite da fábrica de Piracicaba — que também produz a linha HB20. Correndo por fora vem o Nissan Kicks, em quarto lugar.
Entre as picapes, ainda não foi em 2017 que a Fiat Toro passou a veterana Strada. Os utilitários ficaram separados por apenas 4 mil unidades — a picapinha somou 54.870 emplacamentos contra 50.723 da Toro. Já entre as médias, a Toyota Hilux manteve a liderança frente à arquirrival Chevrolet S10, que tentou fortemente resgatar o primeiro lugar da categoria, com várias novidades e refinamentos recebidos ao longo do ano.
Entre as marcas, a Chevrolet também faturou o posto de líder de mercado em 2017. O sucesso do Onix garantiu o volume de 394.099 unidades entregues no período, com mais de 100 mil veículos à frente da vice-líder Fiat, que somou 291.324 modelos. A terceira colocada foi a Volkswagen, com 272.079 unidades vendidas, enquanto a quarta colocação volta para as mãos da Ford, que registrou 206.746 vendas com a decolada do Ka.
1º) Chevrolet Onix — 188.654 unidades
2º) Hyundai HB20 — 105.539 unidades
3º) Ford Ka — 94.893 unidades
4º) Volkswagen Gol — 73.919 unidades
5º) Chevrolet Prisma — 68.988 unidades
6º) Renault Sandero — 67.344 unidades
7º) Toyota Corolla — 66.188 unidades
8º) Fiat Strada — 54.870 unidades
9º) Fiat Mobi — 54.270 unidades
10º) Fiat Toro — 50.723 unidades
11º) Jeep Compass — 49.187 unidades
12º) Honda HR-V — 47.775 unidades
13º) Volkswagen Fox — 42.716 unidades
14º) Volkswagen Saveiro — 42.414 unidades
15º) Toyota Etios hatch — 41.986 unidades
16º) Hyundai Creta — 41.625 unidades
17º) Volkswagen Voyage — 40.822 unidades
18º) Jeep Renegade — 38.330 unidades
19º) Toyota Hilux — 34.368 unidades
20º) Fiat Uno — 34.165 unidades
21º) Volkswagen Up — 34.161 unidades
22º) Nissan Kicks — 33.464 unidades
23º) Hyundai HB20S — 32.232 unidades
24º) Toyota Etios sedã — 31.395 unidades
25º) Ford Ecosport — 31.195 unidades
26º) Chevrolet S10 — 30.438 unidades
27º) Fiat Argo — 27.925 unidades
28º) Ford Ka+ (sedã) — 27.647 unidades
29º) Renault Logan — 26.010 unidades
30º) Honda Civic — 25.871 unidades
31º) Honda Fit — 25.347 unidades
32º) Fiat Grand Siena — 24.955 unidades
33º) Chevrolet Spin — 24.713 unidades
34º) Nissan Versa — 23.370 unidades
35º) Chevrolet Cobalt — 22.949 unidades
36º) Renault Kwid — 22.576 unidades
37º) Fiat Palio — 20.138 unidades
38º) Chevrolet Cruze — 19.192 unidades
39º) Ford New Fiesta — 19.057 unidades
40º) Ford Ranger — 17.830 unidades
41º) Renault Duster — 17.638 unidades
42º) Honda City — 15.974 unidades
43º) Honda WR-V — 15.353 unidades
44º) Chevrolet Montana — 14.872 unidades
45º) Nissan March — 14.052 unidades
46º) Renault Captur — 13.742 unidades
47º) Toyota SW4 — 12.567 unidades
48º) Peugeot 208 — 12.157 unidades
49º) Chevrolet Tracker — 12.136 unidades
50º) Volkswagen Amarok — 11.964 unidades
1º) General Motors — 394.099 unidades (18,14%)
2º) Fiat — 291.324 unidades (13,41%)
3º) Volkswagen — 272.079 unidades (12,53%)
4º) Ford — 206.746 unidades (9,52%)
5º) Hyundai — 201.955 unidades (9,30%)
6º) Toyota — 189.974 unidades (8,75%)
7º) Renault — 167.014 unidades (7,69%)
8º) Honda — 131.086 unidades (6,03%)
9º) Jeep — 88.185 unidades (4,06%)
10º) Nissan — 78.817 unidades (3,63%)
11º) Peugeot —26.855 unidades (1,24%)
12º) Citroën — 22.556 unidades (1,04%)
13º) Mitsubishi — 21.866 unidades (1,01%)
14º) Mercedes-Benz — 14.340 unidades (0,66%)
15º) BMW — 10.165 unidades (0,47%)
16º) Audi — 9.910 unidades (0,46%)
17º) Kia Motors — 8.433 unidades (0,39%)
18º) Land Rover — 6.476 unidades (0,30%)
19º) Suzuki — 4.545 (0,21%)
20º) JAC Motors — 3.823 unidades (0,18%)
21º) Chery — 3.734 unidades (0,17%)
Discussion about this post