O programa João Pessoa Cidade Criativa Unesco e o projeto AnimaCentro da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Sebrae Paraíba, promovem no dia 8 de outubro o Seminário Identidade Cultural de João Pessoa, que tem como tema “Viva a Cultura da Gente”. O evento acontecerá no auditório do Sebrae, localizado no Bairro dos Estados.
A entrada para o Seminário é gratuita, e não precisa fazer inscrição, basta chegar e participar. O evento tem como público-alvo profissionais de cultura, professores, pesquisadores e estudantes interessados pelo tema e envolvidos com o programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco. Ele surgiu com o objetivo de nivelar as informações sobre a identidade cultural da capital paraibana e será o ponto de partida para criação do projeto de pesquisa sobre a cultura material e imaterial da cidade de João Pessoa.
Participarão do evento oito palestrantes das áreas de artesanato e arte popular, arquitetura e design, folclore, gastronomia, história, meio ambiente, música e literatura, vocações e potencialidades. Os palestrantes são profissionais bastante conhecidos do cenário cultural e social da cidade de João Pessoa, que, por sua experiência, podem aportar uma visão imparcial, plural e abrangente dos aspectos mais relevantes de seu campo de expertise. Entre alguns nomes estão: Rui Leitão (história), Gustavo Limeira (música), Elonai Gomes (folclore), Antônio Gualberto (arquitetura e design) e outros.
As apresentações serão feitas em formato TED, disponibilizadas no site do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco e transmitida ao vivo pela TV Cidade. Cada apresentação terá 30 minutos de duração, sendo 20 minutos de exposição e 10 minutos para debates e perguntas. Os palestrantes apresentarão exemplos visuais relacionados com sua área de atuação.
Confira abaixo os palestrantes que irão participar e os temas abordados:
1. Artesanato e Arte Popular (Lúcia França): artistas locais mais reconhecidos, tipologias mais destacadas, acervos mais relevantes.
2. Arquitetura e Design (Ivan Cavalcanti Filho): principais edificações, estilos predominantes, ícones arquitetônicos, formação do tecido urbano, espaços públicos de convívio.
3. Folclore (Elionai Gomes): celebrações, costumes, festejos, lendas, mitos e tradições.
4. Gastronomia (Maíra Cordeiro): culinária típica local, ingredientes exclusivos, locais de restauração tradicional.
5. História (Rui Leitão): ocupação do território, fatos, eventos históricos e personagens mais relevantes.
6. Meio Ambiente (Antonio Cláudio): elementos mais expressivos da fauna e da flora locais, características edafoclimáticas da cidade.
7. Música e Literatura (Gustavo Limeira): estilos e personagens, obras mais destacadas, autores mais relevantes e reconhecidos.
8. Vocações e potencialidades (Denise Gadelha): instituições mais relevantes, aportes científicos e culturais mais expressivos, recursos naturais destacados, projetos e ações que impactaram a vida da cidade.
Discussion about this post