O prefeito interino de Patos, vereador Ivanes Lacerda, decretou situação de emergência ambiental na cidade em virtude do incêndio no lixão municipal, que começou no último domingo (29). Um decreto, de número 26/2019, foi publicado no Diário Oficial do Município.
Conforme relatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as chamas formaram nuvens de fumaça e uma intoxicação generalizada. O incêndio também causou mudanças na rotina da comunidade, do comércio, dos órgãos públicos e, principalmente, das famílias que residem nas proximidades do aludido lixão e dos serviços públicos essenciais oferecidos pelo município.
O decreto considera que para a atuação imediata do Poder Público faz-se necessário a contratação de máquinas, equipamentos e pessoal para estancar o incêndio, evitando que ele possa se alastrar e ocasionar maiores danos, sendo indispensável à decretação de situação de emergência ambiental na área afetada.
Ainda de acordo com o decreto, é solicitada a mobilização do Sistema Municipal de Meio Ambiente, Coordenadoria da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos no âmbito do município, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente. Fica ainda autorizada a convocação dos servidores públicos municipais e de voluntários para reforçar as ações contra o incêndio.
Discussion about this post