Sertaneja de Pombal, cidade em que teve a oportunidade de administrar como prefeita, a deputada estadual Pollyana Dutra (PSB) talvez tenha feito a declaração mais forte até aqui sobre a inserção das chamadas Organizações Sociais (OS’s) na gestão de unidades de saúde e educacionais do Estado. Em tom duro, a parlamentar, que é do PSB, mesmo partido do atual governador João Azevêdo, praticamente pediu que o gestor tenha coragem e decrete o fim dessa relação na Paraíba. “Quem é eleito, é eleito para executar”, disparou.
A parlamentar socialista defendeu o fim da gestão pactuada do Governo do Estado com as Organizações Sociais (OS’s), em decorrência da Operação Calvário, responsável por investigar desvio de dinheiro público na Saúde e Educação. “Sou a favor que o Executivo possa, por si só, administrar os seus serviços de Educação e Saúde. Quem é eleito, é eleito para executar”, declarou ao MaisPB, de Heron Cid.
Em um desdobramento da quinta fase deflagrada na semana passada e que cumpriu 28 mandados, sendo três de prisão preventiva, dentre eles o ex-secretário Ivan Burity, e 25 de busca e apreensão, em cinco estados, nesta terça-feira (15) os investigadores voltaram às ruas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-secretário executivo de turismo do Estado, Ivan Burity, preso da 5º fase, da advogada Luciana Ramos Neiva, e nos hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, e no Hospital Geral de Mamanguape.
Os dois hospitais são administrados pelo Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (Ipcep). A sexta fase da “Calvário” investiga contratos da gráfica Grafset com o Governo da Paraíba.
A Operação Calvário visa desarticular uma organização criminosa suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos em contratos firmados com unidades de saúde e educação da Paraíba. A investigação identificou que a organização criminosa teve acesso a quase R$ 2 bilhões em recursos públicos, no período entre julho de 2011 até dezembro de 2018.
Discussion about this post