O governo federal entregou esta manhã o pacote de medidas econômicas ao Congresso Nacional. A intenção da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, é dar musculatura fiscal para União, estados e municípios. Entre as propostas, está o enxugamento de despesas na máquina pública, as ações para a geração de empregos, a reforma do funcionalismo público, o pacto federativo, as privatizações, entre outras.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou por volta das 11h desta terça-feira (05). no Congresso Nacional. O chefe do Palácio do Planalto entrou pela chapelaria da Câmara (entra principal), acompanhado de Guedes.
Três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) tramitarão no Senado. Elas são ligadas ao ajuste fiscal. As outras três seguirão na Câmara. A reforma administrativa, a criação da Carteira Verde e Amarela e o conjunto de privatizações ficarão com os deputados.
Nos bastidores, o governo tenta construir unidade entre o parlamento para aprovar sobretudo o Pacto Federativo (divisão dos royalties do petróleo). Outro ponto é a desvinculação de recursos de fundos especiais para abater a dívida pública.
Com informações do Metrópoles
Discussion about this post