O Instituto Cândida Vargas (ICV) foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Mulher e conquistou, novamente, o título de Hospital Amigo da Criança. O reconhecimento é obtido por instituições de saúde que atendem a critérios como humanização, incentivo ao aleitamento materno e boas práticas em neonatologia.
Para receber os títulos, que a partir deste ano são concedidos em conjunto, a unidade passou por avaliação e auditoria de técnicos do Ministério da Saúde. “Este reconhecimento é uma satisfação para toda a equipe da maternidade e nos dar a certeza das boas práticas do corpo clínico e de todos os profissionais da unidade, pois são entrevistados e avaliados funcionários de todos os setores”, afirmou Juarez Augusto, diretor geral do ICV.
Referência em maternidade na Paraíba, o ICV é considerado como um dos melhores hospitais da área no Nordeste e recebe o título de Amigo da Criança desde 1997. O serviço atende mulheres residentes em João Pessoa e oriundas de outros municípios, inclusive estados vizinhos. Em 2018 foram realizados 6.084 partos entre natural e cesariano e 3.209 só nos sete primeiros meses deste ano.
O instituto oferece uma série de serviços às usuárias, desde o pré-natal de alto risco até a realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido, sempre priorizando a humanização no atendimento. “Uma das boas práticas é o contato pele a pele da mãe e do recém-nascido logo após o parto, pois é muito importante para o bom desenvolvimento do bebê”, destacou o diretor.
No complexo, funciona o Banco de Leite Humano Zilda Arns, que ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno, incentivando ainda a doação do leite pela mãe. A maternidade conta, ainda, com a Unidade de Neonatologia, que passou por uma reforma para proporcionar uma melhor assistência, atendendo às exigências da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Os recém-nascidos e suas mães também contam com o método Mãe Canguru e a Casa Mãe Bebê. O método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.
Já a Casa Mãe Bebê é um local disponibilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), próximo ao ICV, para receber mães de bebês prematuros ou com algum tipo de patologia que requer um cuidado especial ainda na maternidade. A casa oferece um ambiente dedicado a elas com acompanhamento médico, psicológico e social. Basta atravessar a rua e elas podem acompanhar todo o tratamento e recuperação de seus filhos.
Hospital Amigo da Criança e da Mulher – A iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia lançada internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1991, com a finalidade de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. No Brasil, a iniciativa foi adotada pelo Ministério da Saúde em 1992 e, a partir de 2019, o reconhecimento é acompanhado do título Hospital Amigo da Mulher.
Discussion about this post