O novo presidente da empresa Mitsui Gás e Energia do Brasil, Taira Nozaki, esteve em João Pessoa, nessa quinta-feira (7), para conhecer as novas instalações da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), a infraestrutura de gasodutos e os novos projetos de expansão para os próximos cinco anos.
Durante a visita, o ex-presidente da Mitsui, Hiroki Toko, que se despediu do cargo recentemente, apresentou o novo CEO da empresa à diretoria executiva da PBGás, ao secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do estado, Deusdete Queiroga, e ao secretário executivo de Energia, Robson Barbosa. O diretor da Mitsui Gás no Nordeste, Ricardo Cavalcanti, também participou da reunião e falou sobre os principais pontos do projeto do novo mercado do gás.
O CEO da Mitsui Gás, Taira Nozaki, destacou sua expectativa positiva de crescimento da PBGás nos próximos anos. “O mercado do gás natural está crescendo bastante no país, e é o nosso principal negócio. Queremos ampliar esses investimentos na região Nordeste, alinhado com a nossa estratégia e dos nossos parceiros”.
Taira Nozaki agradeceu a receptividade dos representantes da PBGás e do Governo da Paraíba na sua primeira visita ao Estado. “Já conhecia sobre o trabalho da PBGás, através do Conselho Administrativo, mas venho pela primeira vez para conhecer de perto a forma de trabalho em seu escritório e os planos de crescimento da companhia que tem um papel importante no desenvolvimento da Paraíba”.
Os diretores da PBGás, Tatiana Domiciano, Taciana Amaral e Paulo Campos fizeram uma apresentação conjunta ao secretário Deusdete Queiroga e aos executivos da Mitsui Gás sobre a infraestrutura de distribuição do gás natural que atualmente possui 329 km de gasodutos, que atendem a 14 municípios paraibanos. Paulo Campos explanou sobre os projetos de expansão das redes nas áreas urbanas de João Pessoa e Campina Grande, que incluem a chegada a novos bairros como Jardim Oceania e Bessa, em João Pessoa, além do Centro e Alto Branco, em Campina Grande.
O novo panorama de gás natural no Brasil e na Paraíba, a partir da atualização dos marcos legais e regulatórios, também foi discutido pelos representantes da PBGás, da Mitsui Gás, da Gaspetro e do Governo da Paraíba. A presidente da PBGás, Tatiana Domiciano destacou a importância do modelo tripartite de gestão, o que torna a gestão administrativa e técnica do negócio mais segura e eficaz.
O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, considerou a reunião positiva e adiantou que irá programar um encontro entre a nova diretoria da Mitsui Gás e com o governador João Azevêdo no sentido de discutir estratégias e parceria para o fortalecimento do setor no gás canalizado na Paraíba. Deusdete considerou prioritário para o Governo da Paraíba continuar investindo no fortalecimento da infraestrutura de gás canalizado que gera desenvolvimento para o Estado.
A diretora Administrativa e Financeira da PBGás, Taciana Amaral, avaliou a visita dos executivos da Mitsui Gás como oportuna, por estreitar ainda mais os nossos laços entre os acionistas da PBGás. “O novo presidente e os diretores da Mitsui conheceram o trabalho da companhia e este novo cenário de mudanças do mercado gás natural no país e da Paraíba. Esse alinhamento é estratégico para o sucesso do planejamento e das ações de expansão da nossa infraestrutura de gás no estado” explicou.
A Mitsui Gás do Brasil, que pertence ao grupo multinacional Mitsui & Co. Ltd., do Japão, é um dos três acionistas da PBGás, atuando na Paraíba ao lado da Gaspetro, empresa controlada pela Petrobras, e do governo Estadual. Com as atividades iniciadas no Brasil em 2006, a Mitsui Gás desponta no mercado de distribuição de gás natural canalizado e, após a compra de parte das ações da Gaspetro, já está presente em 19 distribuidoras de gás natural no Brasil.
Secom-Pb
Discussion about this post