A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem ganhando destaque mundial por ser uma das instituições que mais colabora com o desenvolvimento do OpenStack, software de código aberto capaz de gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas.
De acordo com dados do Stackalytics, a UFCG ocupa a 31ª posição na lista global das organizações que mais fizeram revisões ao código. Desde que começou a contribuir com o OpenStack, na versão Havana da plataforma, já foram mais de 70 mil linhas de código e 3,4 mil revisões de código realizadas pela instituição.
O projeto de OpenStack na UFCG começou em 2013. Atualmente, a equipe conta 25 membros, entre professores, estudantes, mestrandos, doutorandos e ex-alunos que continuam colaborando, mais de 150 usuários da nuvem do departamento, além de parcerias com empresas internacionais.
Segundo o Andrey Brito, professor de Ciência da Computação da UFCG, a implantação do sistema automatizou o processo de obtenção de máquinas virtuais para projetos estudantis, agilizou a disponibilização de tecnologias e atraiu o interesse dos alunos para pesquisar a área.
“É uma alternativa muito interessante, a gente tem a oportunidade de fazer pesquisa e validá-la com uma plataforma que está sendo usada mundo afora”, disse o professor.
Portalcorreio
Discussion about this post