Os cerca de 300 mil paraibanos que residem nos bairros Gervásio Maia, Colinas do Sul, Valentina de Figueiredo e Muçumagro entram em 2018 sem a certeza de que a Perimetral Sul, prometida por Ricardo Coutinho (PSB) desde o seu primeiro mandato e cuja obra se arrasta desde o dia 21 de agosto de 2013, data da assinatura da ordem de serviço pelo Governo do Estado. A obra de nove quilômetros entra em seu quinto ano de construção, marcada por muitas denúncias, várias interrupções, troca de construtoras e diversos aditivos que triplicaram o seu valor.
A obra que promete vai interligar a BR-101 e a PB-008, passando pelos bairros Gervásio Maia, Colinas do Sul, Valentina de Figueiredo e Muçumagro, foi orçada em R$ 6.523.992,1, conforme informação veiculada pelo próprio Governo do Estado no seu portal na internet em pelo menos duas oportunidades distintas, sendo a primeira na assinatura da ordem (http://bit.ly/2EDRGPf) e depois em informação sobre o ritmo dos serviços (http://goo.gl/C3QZ2b), mas, ao longo do tempo, passou para R$ 18.616.005,81, um valor quase três vezes maior que o inicial.
Iniciada em 2013, a Perimetral Sul foi contratada à construtora Agra, de Pernambuco, contudo a empresa só chegou a cumprir cerca de 40% do cronograma traçado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão da administração estadual, na licitação original. Com problemas idênticos em outra de engenharia, a duplicação da Avenida Cruz das Armas, na época sob os cuidados da empresa PSO, de Minas Gerais, o Governo do Estado, após rescisão dos contratos, resolveu juntar as duas obras numa única concorrência (a de número 04/2015), mas que foi logo suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificou vícios no edital que poderiam restringir a competitividade em eventual concorrência entre as empresas.
Mais recentemente, depois de superados os imbróglios com o TCE, a obra da Perimetral Sul voltou ao noticiário depois que fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) notificaram a Construtora Fênix por ausência de licença ambiental no canteiro, o que foi novamente superado na seqüência.
Pelo projeto, a Perimetral Sul terá nove quilômetros de extensão e vai interligar a BR-101 e a PB-008, passando pelos bairros Gervásio Maia, Colinas do Sul, Valentina de Figueiredo e Muçumagro. O novo trajeto visa modernizar e ampliar a infraestrutura viária da região, através da melhoria da mobilidade urbana, por onde passam diariamente mais de 5 mil veículos.
Discussion about this post