O Projeto ‘Procon-JP Faz Escola’ da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor levou ‘dramas’ e palestra sobre os direitos do consumidor até os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alice Caldas (turma do EJA), em Jaguaribe, na noite de quarta-feira (11).
O Procon-JP Faz Escola está utilizando a dramatização durante os encontros com os estudantes desde o último mês de outubro, por meio do grupo teatral Cara Dura, com uma peça de teatro contando casos reais da relação consumerista, abrindo a palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O secretário HeltonRenê explica que o projeto de levar uma peça de teatro para as palestras foi algo que deu muito certo. “Desde a primeira vez, sentimos que havia um alto grau de receptividade e a partir daí decidimos inserir, de forma permanente, o uso da dramatização. Demos o suporte informativo sobre o CDC e casos que ocorrem aqui mesmo na Secretaria para o grupo Cara Dura, que está fazendo um trabalho excelente, inclusive trazendo casos novos a cada apresentação”.
Agenda aberta – Helton Renê acrescenta que o calendário 2019 do projeto Procon-JP Faz Escolas continua aberto para instituições de ensino e grupos diversos. “Associação ou grupo de idosos e de donas de casa, por exemplo, que desejarem receber as palestras podem entrar em contato diretamente na sede da Secretaria, na Avenida Pedro I, 473, Tambiá. O agendamento só poderá ser confirmado por meio de ofício”.
Política educativa – Helton Renê salienta que a educação/prevenção consumerista está prevista na política nacional do procons brasileiros. “O Código de Defesa do Consumidor prevê isso, então, temos a noção de que temos a obrigação de trabalhar a prevenção através da divulgação da legislação consumerista de forma sistemática. Não podemos apenas trabalhar a punição depois que o problema está instalado porque aí não sairemos do lugar”.
Projeto Procon-JPFaz Escola
Solicitação: Sede- segunda a sexta-feira: 8h às 17h na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá
Discussion about this post