Com o intuito de certificar as empresas de tecnologia e assegurar um padrão mínimo de segurança da informação nos processos envolvidos com a prestação de serviços notariais e de registro no Brasil, a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) criou em conjunto com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o Selo ANOREG/ABNT.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre a entidade nacional dos cartórios e a ABNT, o Selo ANOREG/ABNT tem como objetivo contemplar a certificação de softwares customizados para as organizações do segmento de notários e registradores para que possam atender, de forma plena, ao Provimento 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define os requisitos mínimos para a segurança, integridade e disponibilidade dos dados dentro dos serviços notariais e de registro.
A obtenção do Selo será substanciada em auditorias presenciais conduzidas por uma empresa terceirizada. O processo de avaliação será embasado em procedimentos pré-definidos pela ABNT, de acordo com as especificidades das organizações. Todo o processo de emissão, controle, suspensão e cancelamento dos Selos será de responsabilidade da ABNT.
As empresas auditadas e aprovadas dentro dos critérios do Selo ANOREG/ABNT receberão uma certificação em uma cerimônia que será realizada anualmente pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) junto com o Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro.
As empresas interessadas em participar do certame, podem consultar os requisitos básicos do Selo ANOREG/ABNT no site https://anoreg.org.br/seloti.
Discussion about this post