Depois de consolidar a maior rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Paraíba, João Pessoa avança com novos resultados na rede de atenção básica com o Gerente Saúde. Nesta quinta-feira (18), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez a entrega da premiação a 400 profissionais das equipes que obtiveram o melhor desempenho com o programa implantando em 100% dos postos de saúde da Capital, em um investimento de mais de meio milhão de reais. Durante a solenidade, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, o gestor também anunciou a ampliação e construção de 4 novas Unidades de Saúde da Família (USFs) ainda nos primeiros meses do ano, junto com a UPA-Especialidade dos Bancários.
Como parte do planejamento iniciado em 2017, o prefeito Luciano Cartaxo autorizou em dezembro o aumento no número de equipes a serem premiadas na edição do programa do final de 2018, além de também garantir o reajuste salarial aos Gerentes ainda este ano, a exemplo do que tem feito com outras categorias. “Em nove meses, mostramos que foi possível gestar ainda mais resultados. A prova disso está na nota dada por quem usa e vive o dia a dia das USFs de João Pessoa, que foi de 8,3. Sabemos do muito que ainda temos a avançar, mas os índices provam que estamos no caminho certo”, disse o prefeito.
Segundo o secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio, o bônus pelo desempenho no programa varia entre mil e dois mil reais por profissional, de acordo com a colocação da unidade. “A nossa Capital tem realizado mais de 100 mil consultas por mês nas USFs. O resultado também chega à rede de UPAs, onde foram realizados mais de 260 mil atendimentos ao longo de todo o ano passado”, explicou. O secretário ressaltou, ainda, o impacto do Gerente Saúde na melhoria da qualidade do atendimento. “Essa mudança tem contribuído para a disseminação de boas práticas na atenção básica, garantindo um atendimento ainda mais humanizado e próximo da população”, disse o secretário.
Índice – A medição dos resultados do Gerente Saúde é feita com base em critérios como a qualidade, o tempo do atendimento e a infraestrutura da unidade. “Nos últimos nove meses, foram realizadas mais de 16 mil entrevistas com usuários do sistema de saúde para avaliação da qualidade do atendimento na atenção básica. Esse novo modelo de gestão também passa pelo acompanhamento pessoal do prefeito, em reuniões mensais de monitoramento com os gestores dos cinco distritos de saúde”, explicou o secretário.
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