A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará participando da 30ª temporada do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia que já conta com estrutura montada na Praia do Cabo Branco. O torneio teve início na quarta-feira (22) e segue até domingo (26), com entrada gratuita ao público.
Nesta edição, os profissionais da vigilância epidemiológica, por meio da Seção IST/Aids e hepatites virais estarão realizando atividades de prevenção e promoção à saúde, com a distribuição de preservativos, géis lubrificantes, testagem rápida para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e vacinação.
“Nossos profissionais estarão fazendo todo um trabalho de orientação, conscientização e principalmente, distribuição de preservativo que é a principal forma na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis a exemplo de AIDS e HPV”, destacou Daniel Araújo, gerente da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa.
Dados Epidemiológicos – Atualmente, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus HIV no Brasil e a epidemia no país é considerada estabilizada. Em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV e 37.791 casos de Aids.
A taxa de detecção de Aids vem caindo no Brasil nos últimos anos, com redução de 9,4% entre 2007 e 2017, passando de 20,2 casos/100 mil habitantes para 18,3 casos/100 mil habitantes no período. Entre 1980 e junho de 2018, foram detectados 982.129 casos de aids no país.
“Falamos e alertamos da importância de fazer o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis para o tratamento seja iniciado o quanto antes. Assim que confirmado o diagnóstico, os serviços de saúde realizam as ações de assistência e orientação para o tratamento. Para HIV/Aids, um dos medicamentos mais modernos do mundo está disponível gratuitamente no SUS”, completou o gerente da Vigilância Epidemiológica.
Discussion about this post