Os principais pontos turísticos de João Pessoa têm gerado satisfação nos turistas que visitam a Capital paraibana. É o que revela a pesquisa realizada pela Fecomércio Paraíba, por meio do Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (Inpes), que mostrou que 68,86% dos turistas tiveram suas expectativas correspondidas ao visitar a Paraíba. Além disso, para 29,09% a expectativa ficou acima do esperado, sendo o melhor resultado desde 2017, neste mesmo período do ano.
Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o resultado da pesquisa é fruto dos investimentos da Prefeitura de João Pessoa, que tem cuidado de forma efetiva da cidade. “Na nossa cidade o turista encontra tranquilidade, boas praias, uma rede hoteleira excelente e uma gastronomia de ótima qualidade. Atualmente estamos colhendo os frutos de muito investimento e trabalho. E temos hoje uma cidade que as pessoas não têm buscado só passear, mas vindo morar também”, disse.
A pesquisa revela que 43, 04% dos turistas visitam a Feirinha de Tambaú, sendo um dos mais visitados da Capital. Já o Farol do Cabo Branco obteve 32,49% na pesquisa, seguindo do Parque da Lagoa Solon de Lucena (30,17%) e o Centro Histórico de João Pessoa (25,95%). Outros pontos turísticos que merecem destaquem são o Hotel Tambaú (23,42%) e Piscinas Naturais do Seixas (21,73%). Como os turistas podiam apontar mais de um local, a soma dos resultados ultrapassa os cem por cento.
As praias do litoral considerado o mais bonito do Brasil tiveram excelentes resultados na pesquisa. Foi apontado que as principais atrações turísticas da Paraíba a praia de Tambaú (69,29%) e Cabo Branco (60,10%), aparecendo no topo por serem praias urbanas de fácil acesso. Na sequência, vem Coqueirinho (41,38%), Bessa (39,57%), Manaíra (33,83%), Tambaba (29,89%) e Seixas (22,99%).
A receptividade dos paraibanos foi o destaque para os visitantes, considerada ótima ou boa por 97,36% dos entrevistados. A gastronomia paraibana foi um dos serviços turísticos utilizados com maior nível de aprovação, 96,05%, classificado como “ótimo ou boa”. Na sequência, é apontado o guia de turismo (94,29%), comércio (94,26%), qualidade das instalações de hospedagem (90,10%), diversão noturna (95,38%), centro de informação turística (89,89%) e atendimento nos bares e restaurantes (88,78%).
A infraestrutura e a oferta de serviços foram avaliado “ótimo ou boa”, acima de 75,00%. A evidência foi para os serviços dos motoristas de aplicativos de transporte privativo (95,78%), sinalização urbana em João Pessoa (91,30%), serviços de comunicação na capital (91,24%) e os serviços prestados pelos taxistas na cidade de João Pessoa (87,78%). Os visitantes também destacaram como “ótimo ou bom” os serviços públicos de Segurança e de Limpeza na cidade de João Pessoa, com 86,32% e 78,37%, respectivamente.
Discussion about this post