Na manhã desta quinta-feira (6), a Polícia Civil através da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) deflagraram a operação “XCoderX”, que investiga criminosos responsáveis por liderar um esquema interestadual de fraude em R$ 1 milhão em contas bancárias. Na Paraíba, três pessoas foram presas, sendo duas, em João Pessoa, suspeitas de liderar a quadrilha e uma mulher, em Cajazeiras, que seria irmã de um dos líderes.
Além das prisões, vários veículos, máquinas pesadas e imóveis foram apreendidos. Os objetos fariam parte da lavagem de dinheiro.
Após prender dois indivíduos diretamente ligados à receptação do valor, a equipe de investigação da DRCC acabou identificando os outros criminosos responsáveis por coordenar a quadrilha interestadual. Uma pessoa foi presa no Crato, Ceará.
Ao todo, os policiais cumprem 50 mandados judiciais no Distrito Federal, Bahia, Ceará, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina de suspeitos em fraudar as contas bancárias de pelo menos 37 vítimas no Distrito Federal e outras dezenas em diversos estados.
A delegacia especializada teve conhecimento do crime em 15 de outubro do ano passado, quando a quadrilha subtraiu R$ 4 mil depositados em uma conta bancária pertencente a um correntista residente no Distrito Federal. O crime foi realizado por meio da internet.
Toda a investigação foi realizada em conjunto com os promotores de Justiça do Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos (Ncyber) do MPDFT.Em Cajazeiras a operação foi coordenada pela Polícia Civil da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e o GTE de Cajazeiras, que deu apoio na prisão e apreensão dos bens.
ClickPB
Discussion about this post