A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou, ontem, uma capacitação para os médicos preceptores e residentes que atuam nas unidades de saúde da família (USF) para o atendimento de pessoas com sintomas gripais. A atividade faz parte das medidas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para combater o novo Coronavírus.
00
De acordo com o coordenador da Residência de Família e Comunidade, Felipe Proenço, com essa capacitação, os profissionais de saúde da família estarão bem informados sobre como proceder diante da pandemia do Coronavírus. “A ideia é que eles possam saber bem quais são as orientações aos pacientes que chegam com sintomas gripais nas unidades de saúde da família e possam, também, continuar mantendo o serviço de atendimento telefônico para que as pessoas com sintomas gripais leves sejam orientadas a ficar em casa”, explicou.
A Residência de Família e Comunidade da Rede Municipal de Saúde conta com 85 médicos residentes e 22 médicos preceptores. “Estamos empenhados em fortalecer o combate ao Coronavírus, buscando a capacitação dos profissionais para o atendimento mais adequado aos pacientes”, afirmou Davy Alves, coordenador da Gerência de Educação na Saúde (GES) da SMS.
Central de Orientação – A PMJP disponibiliza à população uma Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus, que funciona 24 horas. Por meio do número 3218-9214 é possível tirar dúvidas sobre a Covid-12 e receber orientações sobre o quadro da doença e como proceder. Dentro do serviço realizado, os médicos plantonistas tiram dúvidas e prestam orientações necessárias diante de quadros com sintomas gripais, sobretudo quadros respiratórios.
Discussion about this post