A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), adotou uma série de medidas preventivas dirigidas aos servidores e as empresas terceirizadas com objetivo de prevenir a disseminação do Coronavírus na capital paraibana. As medidas foram tomadas em conformidade com o decreto municipal nº 9.456/2020, publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no último domingo (15).
“Reunimos nossos diretores e coordenadores para discutir as adequações que serão tomadas, de imediato, na sede da empresa, relativas aos servidores e aos usuários, bem como a execução dos serviços de limpeza urbana em toda cidade, levando em conta que se trata de um serviço essencial que não pode deixar de ser realizado”, explica Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia. Segundo ele, o planejamento é para os próximos 15 dias e, posteriormente, novos encaminhamentos serão organizados.
Na sede da Emlur, os servidores trabalham em sistema de escala e o acesso está restrito. Apenas servidores podem transitar, com exceção para contribuintes que tenham demandas a serem resolvidas no Setor de Fiscalização (Difil), com notificações e autuações, e no setor de Protocolo (abertura de processo).
O médico do Trabalho da Emlur, Fernando Florêncio de Carvalho, passou em todas as salas repassando orientações aos servidores. “Consideramos importante esse contato com os servidores diante desse problema de pandemia mundial, visando reduzir a velocidade de propagação do vírus Covid-19. O nosso ritmo acelerado de trabalho é um dos maiores riscos, portanto, o isolamento, somado à higienização das mãos, são imprescindíveis para impedir o crescimento abrupto do vírus”, alerta.
Estão sendo encaminhadas ofícios às empresas terceirizadas, através da Diretoria Operacional (Dirop), solicitando informações sobre os procedimentos que cada uma está adotando, como o uso de álcool gel e dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Uma Comissão para Medidas Temporárias de Prevenção ao Contágio do Vírus Covid19 foi criada para manter contato diário com os monitores de turmas de agentes de limpeza que trabalham nas ruas.
“Repassamos as informações de prevenção e estaremos intensificando a fiscalização para garantir a saúde e o bem-estar dos servidores, e assim evitarmos a disseminação do vírus”, disse o diretor operacional Mozart de Castro. Uma das medidas é que os agentes que trabalham na varrição, roço ou coleta de vias públicas trabalhem com a distância, entre eles, de dois metros.
Outra medida foi a produção de um informativo para ser fixado em todos os Núcleos de Administração da Emlur, galpões de coleta seletiva, Aterro Sanitário, Usina de Beneficiamento (Usiben), Centro de Apreensões de Animais, além das sedes das empresas terceirizadas que contratam agentes de limpeza. O informativo foi entregue em mãos para cada agente de limpeza para que todos tenham conhecimento e saiba da necessidade do cumprimento das orientações.
Discussion about this post