A Central de Orientação sobre a Covid-19 registrou, até a última quarta-feira (25), um total de 3.500 atendimentos. O serviço, acessível a partir do telefone (83) 3218-9214, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com o intuito de esclarecer dúvidas dos pacientes e orientar sobre o procedimento adequado a partir da análise de sintomas. Desde a última segunda-feira (23), também é possível requerer atestados pela Central, uma vez que o atendimento é realizado exclusivamente por médicos.
Os números demonstram a importância do serviço e a alta demanda da população por informações confiáveis. “Em um momento em que muita informação circula de forma desordenada por meio de vários meios, a população percebeu que poderia encontrar um serviço de credibilidade para saber mais sobre a doença”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 51% das chamadas tiveram a intenção de avaliar sintomas. Os outros 49% buscaram o serviço para retirar dúvidas. “Caso a pessoa apresente sintomas, são avaliados três cenários: as aquelas que foram orientadas a permanecer em casa; as que apresentam sinais de gravidade sem suspeita da covis-19; e as pessoas com sinais de gravidade e suspeita do novo coronavírus”, explicou o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio.
Os números mostram que 80% dos casos se enquadraram no primeiro grupo, sendo orientados a ficar em casa. Já 16% tiveram sinais graves, sem suspeita de Covid-19. Eles foram encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Apenas 2% dos casos tiveram suspeita da doença, sendo orientados a procurar o Hospital Clementino Fraga. Os dados de resolutividade são semelhantes aos do preconizados no National Health System, o sistema de saúde do Reino Unido.
Atestados – Outro serviço que tem ganhado destaque a partir da Central é o de liberação de atestados, o que foi possível a partir de uma revisão da legislação feita pela Residência de Medicina de Família e Comunidade sobre a emissão de atestados via central telefônica. A medida também foi validada junto Conselho Regional de Medicina (CRM).
Aprovação da população – Os usuários do serviço também tiveram a oportunidade de avaliar o atendimento. No total, 92% deles deram nota 10. Ao serem perguntados sobre se as dúvidas haviam sido totalmente esclarecidas, 96% afirmaram que sim.
Serviço – O atendimento telefônico é ofertado por 24 horas, tendo escalas de plantão de atendimentos de preceptores, médicos-residentes e médicos de família e comunidade egressos da Residência de Medicina de Família e Comunidade.
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