Do cinema ao streaming: a economia do VoD ( vídeo on demand ) está apenas começando
A crise do coronavírus “matou” as salas de cinema e deu um turn on na TV conectada para muitos brasileiros. Embora a produção de novos títulos também esteja prejudicada pelas medidas de contenção ao novo coronavírus, a tendência de crescimento dos serviços de entretenimento on demand já era uma realidade antes mesmo da pandemia. Veja:
Uma pesquisa da PWC já apontava um movimentação global no setor de entretenimento de US$ 2,23 trilhões em 2021, com muitos desses trilhões impulsionados pelo streaming. Porém, a realidade de uma economia on demand vem desenhando um cenário cada vez mais sólido com a crise do coronavírus.
De acordo com dados da Netflix, só no primeiro semestre de 2020 foram registrados mais de 15 milhões de novos assinantes, o que corresponde a um aumento de 23% em relação ao mesmo período de do ano passado.
Ao mesmo tempo em que assistimos os números da Netflix e do tráfego de dados aumentarem exponencialmente, vemos o esforço, por exemplo, das operadoras de telefonia que já ofertavam serviços de tv por assinatura e streaming de conteúdo sob demanda na busca por novas formas de se aproximar do público, gerar valor e personalização da experiência.
O outro lado da moeda é a infraestrutura da banda larga no país. Com mais pessoas em casa, o volume de acessos aumenta, mas não necessariamente a velocidade da conexão, o que tornou ainda mais latente a necessidade de investimentos para evitar os impactos negativos do aumento do tráfego.
De acordo com uma matéria da @proxxima, o aumento da demanda provocou uma série de queixas por parte de clientes de operadoras. Entre os principais problemas relatados estavam: serviço de internet (87%); falhas gerais (7%) e somente serviço de televisão (4%).
O crescimento do tráfego, as novas preferências e hábitos do consumidor, assim como a deficiência da nossa infraestrutura de transmissão de dados são apenas alguns dos pontos cruciais do novo momento que vivemos. A economia do on demand está apenas começando. Um mercado novo, cheio de desafios e muitas oportunidades.
@alekmaracaja
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