Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não há informações sobre vítimas. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão no local.
A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. Segundo as primeiras informações, os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse em nota (veja íntegra ao final do texto).
O que se sabe até agora
- Rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho
-
- Mar de lama destruiu casas, mas ainda não informações sobre vítimas
- Hospital da região se prepara para receber feridos
- Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão no local
- Prefeitura emitiu alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba
- Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local
Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo
Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo
Ações de emergência
De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos, está totalmente interditada por causa do rompimento da barragem.
Uma força-tarefa do governo de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, e há dois helicópteros sobrevoando a região. “O governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações”, disse por meio de nota (veja íntegra ao final da reportagem). O secretário de Estado do Meio Ambiente, Germano Vieira, também está indo para o local.
O governador Romeu Zema (Novo) vai se pronunciar apenas após ter conhecimento das informações apuradas pelas equipes que estão na região.
Lama se espalha pela vegetação — Foto: Redes sociais
Discussion about this post