A Coca-Cola Brasil está colocando os pés no mercado de água de coco, com produtos da Del Valle, a marca de sucos da companhia. É decisão alinhada com a estratégia mundial multinacional de ampliar o portfólio de produtos em um momento em que o consumo de refrigerantes e de bebidas adocicadas vêm recuando.
“Água de coco é uma categoria em crescimento no país e cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Nada mais natural do que trazer esse produto para o nosso portfólio e dentro da família Del Valle, a nossa marca que fala do sabor das frutas”, diz Pedro Abondanza, gerente de marketing da Coca-Cola Brasil para a marca Del Valle.
A PepsiCo, principal concorrente da Coca-Cola, é dona da Amacoco, que detém a marca Kero Coco no Brasil.
O produto da marca Del Valle começa a chegar às prateleiras este mês, terá três sabores: tradicional, água de coco com manga e água de coco com maracujá, contando com entre 10% e 20% de suco na composição, vendidos em embalagens de 200ml e de um litro. As receitas foram elaboradas para o mercado brasileiro, com fornecedores para a água de coco localizados em Petrolina, sertão de Pernambuco, e utilizando frutas cultivadas no Espírito Santo.
É movimento que reflete o que a gigante dos refrigerantes já faz lá fora. No mercado americano, a Coca-Cola conta com a Zico, de água de coco que adquiriu em 2012. Nos Estados Unidos, lançou este ano pela marca bebidas que também combinam água de coco com sucos.
Executivos da Coca-Cola estimam que o mercado de água de coco vai movimentar US$ 1,5 bilhão por ano apenas nos EUA, segundo o Business Insider. Globalmente, a categoria saltaria de perto de US$ 2 bilhões em 2016 para US$ 7 bilhões em 2021, de acordo com previsão da consultoria Technavio.
A diversificação do portfólio de produtos avança principalmente por meio de aquisições, abocanhando empresas de setores como chás, produtos lácteos, bebidas energéticas e vitaminadas. No fim de agosto, por exemplo, a Coca-Cola anunciou a compra da Costa, inglesa de café, por US$ 5,1 bilhões.
Em 2017, James Quincey, presidente e CEO da companhia, deixou clara sua meta de trabalhar para aumentar a receita do grupo oferecendo marcas fortes no mercado — incluindo mais opções de bebidas com quantidade reduzida ou sem açúcar em categorias em expansão. Desde maio do ano passado, a Coca-Cola lançou mais de 500 novos produtos, um volume recorde, além de representar alta de 25% na comparação com o ano anterior.
Com O Globo
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