O governo brasileiro determinou nesta quinta-feira (19) o fechamento de fronteiras com países da América do Sul como medida de contenção da propagação do coronavírus. De acordo com a portaria, a medida é temporária, mas não foram especificados prazos. O prazo poderá ser prorrogado, se houver recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesse sentido.
A restrição de entrada no país vale para os seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. O governo editará uma portaria específica em relação às fronteiras com o Uruguai, que ficaram de fora das restrições anunciadas.
De acordo com o Ministério da Justiça, o fechamento das fronteiras vale para fronteiras físicas, terrestres, e não atinge quem viaja de outros países de avião.
A decisão não vale para cidadãos brasileiros que estejam nesse locais e queiram entrar no Brasil. Além disso, cargas e agentes de ações humanitárias poderão continuar entrando no país.
A medida foi determinada em portaria assinada pelos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Justiça, Sérgio Moro, e da Casa Civil, Braga Netto.
Discussion about this post