Para a Federação, subsídios ao transporte e implementação de faixas exclusivas e semi-exclusivas são importantes para o desenvolvimento e melhoria dos sistemas
À medida que 2025 se inicia, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR reforça o compromisso com a inovação e a modernização do transporte público. Diante de desafios como a renovação da frota e a ampliação do transporte sustentável, a Federação destaca a importância de políticas públicas integradas e investimentos contínuos no setor – como os subsídios ao transporte público e pela implementação de faixas exclusivas e semi-exclusivas nas cidades.
Para a Federação, tais medidas são fundamentais para garantir um sistema de transporte mais eficiente, acessível e sustentável, beneficiando diretamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.
Importância do subsídio e de faixas prioritárias
Em um contexto onde o transporte coletivo enfrenta desafios como o aumento dos custos operacionais e a necessidade de renovação da frota, a FETRONOR reforça que o subsídio governamental é essencial para equilibrar tarifas e assegurar a continuidade dos serviços. Além disso, a criação de corredores de ônibus e faixas exclusivas pode reduzir significativamente o tempo de deslocamento, tornando o transporte público mais atrativo e competitivo em relação ao transporte individual.
“A priorização do transporte coletivo nas vias é uma solução direta para desafogar o trânsito e reduzir as emissões de carbono. Precisamos de políticas que garantam não apenas a manutenção do transporte público, mas também a sua modernização e expansão,” afirma Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR. “É fundamental que a sociedade compreenda que o subsídio não é para a empresa nem para o empresário, é sim para o cliente, para o passageiro. Isso existe no mundo inteiro – especialmente onde há transporte de qualidade – para que a tarifa não tenha um valor tão alto”, complementa.
A FETRONOR planeja intensificar o diálogo com gestores públicos e autoridades municipais e estaduais, apresentando estudos que comprovam os benefícios das faixas exclusivas e a necessidade de incentivos financeiros para o setor.
“A defesa por subsídios e a criação de faixas exclusivas não é apenas uma demanda do setor, mas uma necessidade da sociedade. Transporte público eficiente é sinônimo de cidades mais organizadas e acessíveis”, afirma o presidente.
A expectativa é que, com o apoio do poder público e da população, o transporte coletivo possa se consolidar como a principal alternativa para deslocamentos urbanos, contribuindo para a redução de congestionamentos e para uma mobilidade mais sustentável em 2025 e nos próximos anos.
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