Uma imagem de uma idosa de 85 anos recebendo seu primeiro abraço em cinco meses em São Paulo foi eleita a foto do ano pela organização World Press Photo nesta quinta-feira (15).
O fotógrafo dinamarquês Mads Nissen capturou o momento em que Rosa Luzia Lunardi foi abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, com a proteção de um plástico por conta do coronavírus, na casa de repouso Viva Bem, na zona Oeste de São Paulo, no dia 5 de agosto de 2020.
O plástico transparente, com bordas amarelas dobradas em um formato semelhante a um par de asas, separava a enfermeira e a idosa abraçadas.
A imagem, feita para a agência Panus Pictures e para o jornal dinamarquês Politiken, também ganhou o primeiro lugar na categoria de Notícias Gerais da premiação.
Na cerimônia virtual de premiação, Nissen recebeu o prêmio de 5 mil euros e disse que sua fotografia pode trazer alguma esperança em um moi difícil.
“É uma situação muito, muito difícil e sombria. Então, naquele horror, naquele sofrimento, acho que esta imagem também traz alguma luz”, disse Nissen.
G1
Discussion about this post