
O medo da pandemia do Coronavírus e até o receio de ficar sem vacina fez com que a população lotasses os postos de vacinação nesta segunda-feira, 23, data da abertura da campanha nacional contra a gripe. Os idosos, público preferencial dessa primeira etapa e também os mais suscetíveis à Covid-19, se amontoaram em longas filas que se reproduziram em quase todo o país.
Os problemas foram inúmeros. Em São Luís, no Maranhão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou na noite dessa segunda-feira (23) que suspendeu a Campanha de Vacinação contra a Influenza por falta de doses da vacina em unidades de saúde da capital.
Também foram registrados problemas em outras capitais. O medo do Coronavírus tem assustado as pessoas e a procura nunca foi tão grande, revela autoridades de saúde brasileiras.
Com meta de imunizar 67 milhões de pessoas, o Ministério da Saúde está disponibilizando 75 milhões de doses para todo o país.
João Pessoa adota ‘drive thru’
A campanha de vacinação contra a influenza vai ganhar um novo reforço a partir de amanhã (24). A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a implantação de três pontos de ‘drive thru’, quando o atendimento é feito dentro do veículo. Além dos 68 pontos já instalados, disponibilizados em ginásios de escolas municipais, a população idosa poderá receber a vacina de carro no Parque da Bica e nos Shoppings Mangabeira e Manaíra. A exemplo do que já acontece nos demais pontos de vacinação, a imunização será oferecida exclusivamente à pessoa idosa, o que não impede de ter um acompanhante conduzindo o veículo.
Proteção
A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda não há vacina contra a Covid-19.
Discussion about this post