A Polícia Federal deflagrou, esta semana, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca apurar as responsabilidades dos responsáveis pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. Conforme a PF, a Lesa Pátria será uma operação permanente.
O trabalho é coordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é responsabilizar não só os vândalos, mas também os financiadores e os mentores intelectuais.
O andamento das investigações lembra muito o trabalho realizado pela Operação Lava Jato. Com mais de 70 fases, a investigação iniciada em Curitiba levou ao banco dos réus e à cadeia dezenas de pessoas influentes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e diversos líderes políticos do país.
Na operação desta semana, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão contra o suspeito. Na última semana, o alvo principal foi o deputado federal Carlos Jordy (PL-SP), líder da oposição na Câmara.
Discussion about this post