Escolher bem um plano de saúde pode ser uma tarefa difícil, visto que envolve muitos detalhes que devem ser analisados e pensados com muita calma e cuidado pelo usuário, que deve comparar planos, cobertura, rede de atendimento, reputação, dentre outras coisas. Um estudo feito pela Ativa Web, empresa especializada em Ecossistema de Marketing, e assinado pelo CEO, Alek Maracajá, especialista em Big Data, mostra que a Bradesco Saúde é a operadora de melhor desempenho nas redes sociais.
A Bradesco Seguros, que tem 37.700 seguidores desbanca outros gigantes do setor, desbanca outros gigantes do setor de saúde suplementar, como Unimed, Amil, HapVida e Sulamérica. Com um engajamento de 0,61%, o perfil da operadora no Instagram ostenta uma média de curtidas de 131,79 e taxa de comentários de 96,70. A Bradesco Saúde lidera com a taxa de engajamento mais alta (0,61%), indicando um nível mais alto de interação dos seguidores com o conteúdo postado. A operadora também lidera na média de comentários
(96,70), indicando um alto nível de envolvimento dos seguidores em discussões ou feedback.
A Sul América tem a maior média de curtidas por postagem (255,90), sugerindo conteúdo que ressoa bem com seu público.
Hapvida tem o maior número de seguidores (255.000), o que pode indicar uma ampla base de reconhecimento da marca.
Em relação a Unimed, que tem várias cooperativas espalhadas pelo país, sendo muito forte em todo o território nacional, o estudo tomou como base o perfil da Unimed Brasil, que é a Confederação Nacional do Sistema, cuja taxa de engamento é muito baixa, ficando no mesmo patamar da HapVida, de 0.09%.
Para Alek Maracajá, que assina o estudo a partir de dados coletados neste mês de dezembro, cada plano de saúde tem seus pontos fortes em diferentes aspectos das métricas de mídia social. “O Bradesco Saúde se destaca em engajamento e interações, enquanto a Sul América tem forte apelo visual, como indicado pelas curtidas. A Hapvida, embora tenha menos engajamento por post, tem a maior base de seguidores, indicando um reconhecimento potencialmente mais amplo da marca”, analisa.
E completa Alek Maracajá:
“A Unimed Brasil e a Amil têm desempenhos equilibrados em todas as métricas, mas não
lideram em nenhuma categoria específica. Essa análise demonstra a importância de uma estratégia diversificada de mídia social, onde diferentes métricas oferecem insights sobre como as marcas são percebidas e interagem com seu público.”
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