Figura querida na alta roda carioca, Dom Eudes de Orleans e Bragança morreu no Rio, aos 81 anos, nesta quinta-feira, dia 13, em decorrência de uma insuficiência renal causada por problemas no coração. Ele estava internado há oito meses no Pró-Cardíaco, em Botafogo. O bisneto da Princesa Isabel deixa a mulher, Mercedes, quatro filhos, Eudes Filho, Guy e as gêmeas Maria Antônia e Maria Francisca, e seis netos. O enterro será na tarde desta sexta-feira, às 17h, no Cemitério São Joao Batista — o corpo está sendo velado na Capela 2.
Grande entusiasta do golfe, ele praticou o esporte até os 78 anos, nos campos do Gávea Golf Club, em São Conrado, e de todo o mundo. Em 2016, ele comemorou o fato de o esporte ter voltado a ser modalidade olímpica nos Jogos do Rio.
Na sala de estar do apartamento da família, na Lagoa, troféus e fotos de viagens de golfe dividiam espaço com quadros de Dona Leopoldina e Dom Pedro I. Eudes e Mercedes costumavam ir, pelo menos uma vez ao ano, a Saint Andrews, cidadezinha na Escócia que é considerada o berço do golfe. Os quatro filhos colecionam títulos estaduais, brasileiros, sul-americanos.
“Meu pai foi sábio em passar essa paixão para os filhos. Até os amigos dele brincam conosco, porque ninguém conseguiu isso, enquanto meu pai tinha filhos golfistas de sobra, o suficiente para formar mais de um grupo de jogo (cada equipe deve ter de dois a quatro integrantes)”, disse Eudes filho, em reportagem sobre o esporte publicada no GLOBO em 2016.
G1
Discussion about this post