Pernambuco e mais cinco estados brasileiros estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados e se aproximam do colapso em meio ao novo crescimento nos casos de Covid-19 no país. Santa Catarina é o estado com a maior lotação em UTIs para pacientes com o novo coronavírus, com 88,3% de suas vagas em uso, de acordo com levantamento da CNN feito a partir de dados das Secretarias de Saúde estaduais.
Em seguida, de acordo com os números compilados até 20h de terça-feira (8), aparecem Paraná (87%), Pernambuco (87%), Espírito Santo (83,6%), Mato Grosso do Sul (82%) e Rio Grande do Sul (81,9%).
Na outra ponta do ranking estão Minas Gerais (23,5%), Mato Grosso (35,9%) e Maranhão (38,2%), os únicos com menos de 40% das vagas em UTI para Covid-19 em uso.
No estado de São Paulo, onde está concentrada a maior quantidade de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, 57,5% dos leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus estão ocupados.
Para a médica e diretora presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), Suzana Lobo, o aumento nos índices de ocupação de leitos pelo Brasil repete o que se viu na primeira onda da pandemia.
“As taxas aumentaram inicialmente nos hospitais privados e, em seguida, nos hospitais públicos. É evidente que é uma segunda onda.”
Os dados estaduais, no entanto, não refletem a situação de cidades onde a rede de saúde está perto do colapso.
Discussion about this post