O setor de serviços fechou o mês de abril com alta de 7,2% sobre o índice de fevereiro do 2020, antes da pandemia, que foi de 0,7%. Na série histórica com ajuste sazonal, o mês teve alta de 0,2% frente a março deste ano. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A receita nominal subiu em 0,9% nesse período. Nos últimos 12 meses, os serviços acumulam aumento de 12,8% no volume e 17,8% na receita, o que significa uma interrupção na tendência de subida que se evidenciava em março – no acumulado de 12 meses, marcava alta de 13,6%.
O segmento de transporte aéreo foi o setor que mais cresceu em volume de atividades, entre janeiro e abril deste ano: 84,1% marcam, de longe, essa liderança. O segundo serviço que mais cresceu nesse aspecto foi o de alojamento e alimentação, com alta de 34,1%.
Em comparação com abril de 2021, os setores dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e serviços prestados às famílias lideraram as contribuições positivas sobre o volume de serviços. A variação entre o mesmo mês no ano passado foi de, 15,5% e 60,8%, na ordem.
Discussion about this post