O Festival Regional Nordeste de Xadrez 2023, realizado na última semana em Aracaju/SE, foi um grande sucesso. O inédito evento na capital sergipana reuniu 240 enxadristas de 10 estados brasileiros, distribuiu R$ 7 mil de premiação e classificou os campeões para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto no mês de dezembro, em Pernambuco.
“Foi a primeira vez que Aracaju sediou os Regionais Blitz, Rápido e Clássico, sendo uma grande experiência para os atletas de Sergipe, bem como uma oportunidade aos jogadores de outros estados poderem conhecer esta bela cidade”, disse o presidente da Federação Sergipana de Xadrez, Igor Melo, que realizou o evento em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
O campeão do torneio clássico absoluto foi o potiguar MN Vitor Firmo, com o MF Diogo Duarte em segundo lugar e o CM Luciano Zallio em terceiro. No feminino, a atleta campeã foi Camila Evaristo, com Manuela Torres em segundo e Lorena Silva em terceiro.
No torneio do estilo rápido, o pódio foi 100% baiano com o FM Diogo Duarte em primeiro lugar, o NM Anderson Guerra em segundo e Erick Feitosa em terceiro. No feminino a grande campeã foi a sergipana Clara Angélica, o vice também foi do Sergipe com Amanda Caetano, sendo que Angela Andrade, da Bahia, ficou em terceiro.
Na disputa do torneio blitz absoluto, o FM Diogo Duarte conquistou o título, Benício Rocha, da Bahia, foi o vice-campeão, enquanto o sergipano NM Arthur Ruiz ficou com a medalha de bronze. O pódio feminino blitz foi completado por um trio sergipano com Islayne Alberta em primeiro, Clara Angélica em segundo e Amanda Caetano em terceiro.
O Regional Nordeste de Xadrez contou com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju e Federação Sergipana de Desportos Escolares. A competição teve Carlos Viana como árbitro principal e transmissão simultânea de oito jogos do pensado via lichess e youtube.
Discussion about this post