A tempestade que caiu no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (8) deixou três mortos: um homem na Gávea e duas irmãs no Leme. A terça-feira (9) começou com mais chuva. Às 5h20, pancadas moderadas atingiam toda a cidade.
O município está em estágio de crise – o mais alto em uma escala de três – desde as 20h55. A recomendação é para evitar deslocamentos. A rede municipal de ensino e algumas unidades particulares não vão funcionar.
Telefones úteis
- O Corpo de Bombeiros atende no telefone 193 e auxilia em acidentes de trânsito e incidentes em elevadores, entre outros.
- Riscos de desabamento, decorrentes de chuva ou não, devem ser informados à Defesa Civil Municipal ou Estadual, no telefone 199.
- Cadastre seu celular no serviço gratuito de envios de alertas da Defesa Civil: basta mandar um torpedo para 40199.
Morte no Leme
No início da madrugada, um deslizamento de terra atingiu o Morro da Babilônia, no Leme. Havia a informação preliminar de que crianças tinham sido soterradas. A TV Globo apurou que não havia crianças – duas mulheres foram retiradas do lamaçal. Outras duas pessoas foram feridas, e um homem está desaparecido.
Os volumes registrados entre o fim da tarde de segunda e o início da manhã de terça superam os índices pluviométricos do temporal de 6 e 7 de fevereiro, quando seis pessoas morreram. No Jardim Botânico, por exemplo, caiu o dobro de água.
Morte na Gávea
Na noite de segunda, o temporal alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros. Segundo o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar (Leblon), o corpo de um homem foi achado na Gávea, Zona Sul, debaixo de um carro. Na manhã desta terça, os bombeiros o identificaram como Guilherme N. Fontes, de 30 anos.
A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo testemunhas, Guilherme morreu afogado ao cair de moto, ser arrastado pela água que descia da Avenida Marquês de São Vicente, uma das principais do bairro, e ficar preso debaixo de um carro.
Resumo do temporal
- 1 morte na Gávea
- 2 mortes no Morro da Babilônia, no Leme
- 1 desaparecido no Leme
- 39 sirenes acionadas em 20 comunidades
- Rio entrou em estágio de crise às 20h55
- Barra/Barrinha foi onde mais choveu
- Aulas suspensas na rede municipal nesta terça
- Mais um trecho da Ciclovia Tim Maia desabou, e Av. Niemeyer foi interditada
- Bombeiros usaram barcos para resgatar crianças no Jd. Botânico
G1
Discussion about this post