Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), mais de 1,5 milhão de brasileiros se matricularam em cursos à distância durante o período de quarentena. Mas não são apenas os centros educacionais que estão apostando em aulas virtuais. As empresas que adotavam um calendário periódico de treinamentos presenciais para suas equipes também tiveram que se adaptar ao novo cenário e migrar suas formações para o digital.
É o caso do Assai Atacadista que, desde o início da pandemia, segue treinando seus mais de 45 mil colaboradores à distância. Por prestar um serviço essencial, a rede manteve suas lojas abertas e precisou agir rapidamente para garantir a segurança de colaboradores e clientes. Uma das estratégias utilizadas pelo Assaí foi criar um treinamento específico sobre as mudanças implementadas na rotina das lojas.
“Tínhamos o desafio de seguir treinando os nossos mais de 45 mil colaboradores de 22 estados e no Distrito Federal disponibilizando conteúdo de qualidade em um formato atraente para o digital. Para isso, utilizamos diferentes recursos, como aplicativos, quizzes, e-books e totens de aprendizagem. Recursos que já eram utilizados, mas em menor escala, e que tiveram seu uso expandido por causa da pandemia”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assaí Atacadista.
Para a psicóloga e consultora de RH, Mônica Luna, as companhias que investem em cursos e treinamentos durante esse período conseguem manter o time mais engajado e assegurar que seus serviços mantenham o padrão de qualidade, mesmo com o distanciamento social. “As empresas que investem em capacitação e treinamento saem na frente, já que o conhecimento e o comprometimento da equipe são cruciais para que o cenário desafiador deste momento seja superado, principalmente pela necessidade de adaptar-se às constantes mudanças”, afirma.
Sobre o Assaí Atacadista
Negócio de atacado de autosserviço do GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, o Assaí atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 173 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal. Conta com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões clientes em suas unidades. Em 2019, foi eleito o atacadista mais admirado do País pelo ranking IBEVAR-FIA.
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