O esporte estudantil e universitário vem colaborando para o crescimento da prática xadrez e revelando novos campeões. Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2024), realizados em Aracaju/SE, a modalidade contou com 104 atletas participantes, enquanto nos Jogos Universitários Atléticas, em Natal/RN, a competição reuniu 10 estados e apresentou dois campeões inéditos.
“O segmento do ensino estudantil é muito importante para os esportes , pois ajudam na disseminação e continuidade da carreira dos desportistas, além de promover benefícios para todas as entidades promotoras e parceiras envolvidas no processo, em especial pela iniciação e canalização de enxadristas para a prática e participação dos eventos e das competições oficiais da CBX”, analisa o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.
Nos JEBs deste ano, em Aracaju/SE, os três primeiros colocados de cada categoria são de quatro regiões diferentes. No absoluto, o campeão foi Luigi Lira (DF), o vice Artur Lima (CE) e o terceiro Ângelo Barros (RJ), enquanto no feminino a campeã foi Clara Dias (SC), a vice Maria Luiz Prado (RJ) e em terceiro Jamile Maciel (MS).
Pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS Atléticas 2024), realizado no início de junho em Natal, foram apresentados dois novos campeões de altíssimo nível técnico. No absoluto com Igor Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e no feminino Beatriz Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Discussion about this post