Os alunos da Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho, estão engajados em estudar a vida e obra do artista paraibano Jackson do Pandeiro. Durante esse mês de agosto, eles montaram uma exposição, inclusive com uma réplica da casa de taipa onde o cantor viveu.
O nome do projeto é ‘Jackson do Pandeiro – ritmando o Brasil’. “É um projeto enriquecedor. Primeiro porque está colocando o artista, que muitas vezes nem é mais citado, de volta para mídia. Segundo, que é um trabalho de grande repercussão para toda a comunidade escolar. Isso tudo tem uma grandiosidade imensa para o aprendizado de nossos alunos”, explicou o professor de artes, Rivaldo Araújo.
Durante o ano letivo, os alunos do Pré II ao 9º ano do Fundamental II estão pesquisando, de forma interdisciplinar, a vida e obra de Jackson. No corredor da escola foram fixados cartazes com fotos das capas do disco, trechos de letras de músicas e até desenhos do artista.
“Está sendo muito legal e a melhor parte foi que depois de uma pesquisa que fizemos, conseguimos construir uma casa de taipa que representa a que ele morou. Só que fizemos essa réplica usando papel e não barro. Ficou bem legal”, disse com alegria o estudante Wendell Lima da Cruz, do 5º ano.
Os alunos que compõem a banda marcial da escola colocaram duas músicas no repórter – O canto da Ema e Sebastiana. “Esse trabalho está sendo maravilhoso para todos nós, até para mim quanto diretora porque estou conhecendo coisas novas sobre a obra do Rei do Ritmo, como Jackson era conhecido. Através desse projeto o aprendizado está sendo múltiplo e todos os alunos estão empenhados nesse trabalho”, ressaltou a diretora Elizabeth Sobreira Camurça.
O encerramento do projeto será no mês de setembro com apresentações musicais e danças.
Secom-JP
Discussion about this post