A vacinação contra a dengue começou em João Pessoa há três semanas e até agora os níveis de imunização estão abaixo do esperado. Apenas 22% do público-alvo recebeu o imunizante que protege contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, das 54 mil crianças entre 10 e 14 anos que estão aptas para receberem a vacina, apenas 12 mil foram imunizadas.
“É muito importante que as pessoas entendam que a vacinação salva vidas, ela é um ato comunitário, ela não protege só a você que toma, mas protege a quem você ama, porque você para de ser um transmissor, o mosquito que lhe picar não vai mais se contaminar para transmitir para outras pessoas”, ressaltou Luís Ferreira.
A capital paraibana ainda tem três mil doses de vacina contra a dengue que estão em estoque e que precisam ser utilizadas até 30 de abril, data de validade dos imunizantes. Por conta disso, a secretária de Saúde vai intensificar a busca pelas crianças que ainda não foram vacinadas.
“Ainda temos 3 mil doses, para tentar correr de forma muito proativa, buscando nas escolas, nos bairros, a vacinação dessas pessoas, dessas crianças e pré-adolescentes até o final desse mês. Que é justamente quando acaba a validade, as vacinas têm um prazo de validade muito curto, explicou o secretário.
A expectativa é de que, na primeira semana de maio, João Pessoa receba mais doses da Qdenga, de acordo com o secretário de Saúde.
Discussion about this post