“Estamos criando uma agenda de apresentações da Banda 5 de Agosto e vamos montar um plano de qualificação, inclusive, na formação de nossos músicos. E o importante é que a Banda 5 de Agosto se apresente nos eventos mais fortes da cidade de João Pessoa”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
E a participação da Banda 5 de Agosto não se limita à apresentação desta tarde. Dentro da programação do Cidades Criativas, seus integrantes realizam nova performance nesta quinta-feira (17), na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da cidade.
Para o maestro assistente Rogério Borges, esse retorno às apresentações presenciais ao público é muito positivo, e mais ainda por serem duas oportunidades. “Depois de dois anos sem apresentações, agora vamos ter dois concertos e isso será muito bom, uma felicidade só estar voltando aos palcos”, comentou. “O professor Marcus Alves tem dado todo apoio, fazendo com que a Banda 5 de Agosto tenha o seu próprio calendário, buscando as memórias para nossa banda. No decorrer desse ano, teremos vários eventos com artistas locais”, emendou.
No concerto desta quarta-feira, será feita uma homenagem ao maestro Duda, de Recife (PE), que já foi regente da Banda 5 de Agosto. Conhecido nacionalmente, ele sofreu um AVC e está em tratamento. Outra peça será em homenagem a Sérgio Madeira, antigo integrante da Banda 5 de Agosto, que faleceu em 2021.
Para as duas apresentações, nesta quarta e quinta-feira, o maestro Adelson toca o repertório mais tradicional, com dobrado, por exemplo. Já o maestro Rogério Borges, entra na segunda parte, voltada para músicas do Nordeste. “Vamos tocar ‘Danças Nordestinas’, que é uma composição minha. Depois, ‘Suite Monette’, do maestro Duda, com dois solistas da Banda e, em seguida, vamos tocar ‘Gonzagueanas’, que é uma peça de Sivuca, e termina com essa homenagem”, enumerou.
A banda – A Banda 05 de Agosto fez sua primeira apresentação em julho de 1964, na abertura da Festa das Neves, mas só foi oficializada três meses depois. O primeiro regente foi o maestro João Emídio de Lucena. Em mais de 50 anos de atividades, foi administrada pela Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e, desde 2005, pela Funjope. Conta atualmente com 53 músicos que tocam instrumentos de sopro, incluindo seu regente titular, o maestro Adelson Machado, que participou da fundação da banda, e o maestro Rogério Borges, regente assistente.
Programação completa – Para conferir a programação completa do Festival de Verão Cidades Criativas, basta acessar o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/festivalcidadescriativas-programacao.pdf.
Discussion about this post