Faltando uma semana para a celebração de Natal, os bebês do método Canguru do Instituto Cândida Vargas (ICV) já estão prontos para a festividade, caracterizados com as roupinhas de Papai Noel. Esse é o sexto ano consecutivo que as funcionárias do ICV confeccionam as vestes para os recém-nascidos internos na área do método Canguru. Neste ano, o ICV está com 14 Bebês Noéis.
Para a diretora multiprofissional da maternidade, Lisieux Pires, vestir os bebês com roupas natalinas de Papai Noel proporciona às mães e às crianças um ‘clima natalino’ dentro do ambiente hospitalar, fazendo com que elas vivenciem momentos diferentes dos de costume.
Umas das mães internas é Isanara da Silva, 24 anos, mãe do pequeno Isaac de 12 semanas. Para ela, o gesto tem grande importência. “A gente tá aqui nessa luta pela saúde dos nossos filhos há tanto tempo que no final do ano, um gesto simples desse que é vestir os bebês de Papai Noel se torna algo muito grande pra gente, é um detalhe, mas que faz a diferença e mostra o quanto o pessoal da maternidade nos cuida e se importa conosco”, disse a dona de casa.
A idealizadora dos Bebês Noéis do ICV é a técnica de Enfermagem do método Canguru, Maria de Fátima Cavalcanti. Ela conta que sempre gostou de costurar roupas de bebês e também tem uma ligação especial com os bebês e as mães do método Canguru, setor onde trabalha há 15 anos. Foi quando surgiu a ideia de criar roupinhas especiais para os recém-nascidos do setor para proporcionar momentos diferentes e de descontração.
“Essa ideia não é apenas para que bebês fiquem fofinhos nessas vestes, mas também pra proporcionar um momento diferente a essas mães, que passam tanto tempo aqui no hospital com seus filhos. É uma forma de mudar a rotina que elas têm vivenciado, deixá-las mais felizes e com lembranças boas desse período que precisaram ficar na maternidade”, conta Maria Fátima. “Faço todas as roupinhas, dá trabalho e cansa, mas é recompensador só em ver um sorriso das mães com um brilho no olho, que até as dores e o cansaço do trabalho somem”, completa ela.
Método Canguru – O método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.
No ICV, o método foi implantado há 18 anos, sendo a primeira maternidade na Paraíba a aderir à assistência humanizada para as mães dos bebês. Em 2014, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o Instituto como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru.
Maternidade – No ICV, são realizados aproximadamente 500 partos ao mês, filhos de usuárias de todas as partes do Estado. Referência em maternidade na Paraíba, é considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste. O instituto oferece uma série de serviços às usuárias, desde o acompanhamento pré-natal de alto risco, além de trabalhar na realização de partos e diversos cuidados com a mãe e o recém-nascido. No complexo, o Banco de Leite Humano Zilda Arns ajuda crianças que necessitam de suplemento de leite materno.
Discussion about this post