Em sessão ordinária nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) reforçou a denúncia sobre a fila de espera da FUNAD e fez um novo apelo para ampliação da assistência do órgão estadual, que atende pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva e com transtornos.
“Voltamos a tratar deste assunto porque a verdade precisa ser restabelecida. Fui procurado por diversas mães de crianças com autismo e com necessidades especiais, que esperam há mais de um ano para conseguir o primeiro atendimento na FUNAD. Contra fatos não há argumentos”, registrou o deputado.
Durante seu pronunciamento, o parlamentar apresentou vídeos com depoimentos de mães que se manifestaram após a direção da unidade negar a denúncia. “Nós, mães, fomos surpreendidas com a declaração da presidente [Simone Jordão] dizendo que a denúncia do deputado Bosco era uma inverdade, só que a inverdade quem está falando é ela”, testemunhou Diana dos Santos, presidente da Associação de Pessoas com Deficiência e Autismo de Alagoa Grande (APCDA).
Outras mães também ratificaram a informação e criticaram a longa espera. Foi o caso de Rafaela da Silva, que tem uma criança com necessidade especial, aguarda atendimento há um ano, e sua ficha de inscrição encontra-se atualmente em posição 187º.
“Se ponham no lugar de uma mãe atípica ter que esperar um ano inteiro pra ver seu filho ter direito a uma terapia, a ter saúde, a ter qualidade de vida. Quando se é mãe de autista, a gente entende que um dia sem terapia é um retrocesso”, lamentou emocionada Nathalia Cristina.
Discussion about this post