O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho realizou, nesta quinta-feira (9), uma festa de São João para os usuários, familiares e funcionários. A comemoração contou com quadrilha, casamento matuto, comidas típicas e sorteio de balaio junino, além das participações musicais de um sanfoneiro e do trio de xote ‘Tirinete no Juizo’, formado por usuários do serviço.
De acordo com a diretora geral do Caps Gutemberg Botelho, Ana Karina Almeida, o objetivo principal dos eventos promovidos no centro é a integração dos usuários com a comunidade e seus familiares. “Buscamos trabalhar para combater a questão do preconceito, para as pessoas verem que é possível viver numa sociedade sem manicômio e onde as pessoas com transtornos mentais possam conviver e interagir com a comunidade”, afirmou.
No clima das festas juninas e vestida a caráter, a usuária Sandra, de 76 anos, foi escolhida para ser a noiva do casamento matuto. Ela estava animada para festejar com os outros usuários e os funcionários. “Eu gosto muito de participar, porque me arrumo, danço e me divirto”, comentou.
Caps – No Caps Gutemberg Botelho são atendidos pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes. Para ter acesso ao atendimento, a família ou o próprio paciente pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por alguma unidade de saúde da família (USF).
No centro, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias. O Caps Gutemberg Botelho está localizado na Avenida Minas Gerais, nº 409, no Bairro dos Estados.
Discussion about this post