Seguindo com o planejamento de percorrer todos os bairros da cidade de João Pessoa, a Caravana do Cuidar inicia, nesta sexta-feira (03), o calendário 2023 no bairro de Mangabeira VII, na rua Pastor Manoel Vicente Cavalcante, próximo ao Detran. O projeto itinerante é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e leva uma rede de serviços para a porta da casa da população.
Serão oferecidos atendimentos em assistência social, como os serviços do Cadúnico, para quem precisa dos benefícios sociais, como o Bolsa Família; do Programa Criança Feliz, voltado para gestantes e/ou crianças de até seis anos; e o atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro, realizando o cadastro dos moradores.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os moradores também terão acesso aos serviços de vacinação contra Covid-19 e a Tríplice Viral; aferição de pressão arterial; teste rápido de glicemia e teste rápido da Covid-19; atendimentos de auriculoterapia e ventosaterapia; e os serviços básicos de Odontologia, realizados pela equipe do Odontomóvel. Além do projeto da Regulação Itinerante, que realiza marcações de exames e atendimentos médicos, agilizando o acesso dos moradores a esses serviços.
Já dos serviços de empregabilidade, o Programa Acessuas Trabalho oferece cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego pelo programa jovem aprendiz, direcionado para jovens de 14 a 24 anos de idade. A Ouvidoria Municipal estará presente registrando as sugestões de melhorias para o bairro e comunidade. Assim como o Procon-JP, com o atendimento móvel que registra as demandas de relações consumeristas. E a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) com entrega de mudas de planta.
Atendimentos – O projeto da Caravana do Cuidar foi lançado em julho de 2021 e desde o início do projeto, mais de 25 mil pessoas foram atendidas nos 48 bairros que a caravana já visitou. No ano passado, foram contabilizados 12.330 atendimentos, nos serviços de assistência social, empregabilidade, saúde, embelezamento e direito do consumidor. Só em Mangabeira foram realizados 3.575 atendimentos, em nove edições realizadas em diferentes pontos do bairro.
Discussion about this post