O primeiro residencial popular quilombola do Brasil está em ritmo acelerado de obras em Paratibe, na Capital. O prefeito Cícero Lucena acompanhou os serviços, no início da tarde desta quinta-feira (29), e adiantou que os primeiros blocos devem ser entregues ainda este ano. O Residencial Hélio Miguel da Silva vai beneficiar 80 famílias quilombolas que viviam em ocupação no bairro.
“É muito bom participar de um projeto como este onde a comunidade participou em cada etapa. Era uma ocupação irregular e com muito diálogo com os moradores conseguimos garantir o aluguel social, construir os apartamentos no mesmo local e agora também qualificando e contratando os moradores, homens e mulheres, para participarem da construção”, afirmou Cícero Lucena.
O prefeito explicou que a entrega será realizada a partir da finalização de cada um dos cinco blocos de apartamentos. Ao todo serão 80 apartamentos, que vão beneficiar 320 pessoas.
Uma das beneficiadas é Cristiane da Silva, de 35 anos, que morava com a família na ocupação. “É um sonho ver a obra avançar e estamos muito felizes. É a realização do nosso maior desejo. Só o fato de não estarmos mais morando embaixo de uma barraca de plástico já é uma grande conquista”, destacou. As 80 famílias estão sendo beneficiadas pelo programa de aluguel social enquanto a obra está em andamento.
A secretária municipal de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que a obra está sendo feita com recursos públicos e que ainda inclui um trabalho social. “Na próxima semana estaremos iniciando oficinas para potencializar os talentos e as vocações destas pessoas, que já mexiam com cerâmica, gastronomia, esporte e a Prefeitura vai chegar com apoio técnico e financeiro”, garantiu.
Fotos: Sérgio Lucena
Secom-JP
Discussion about this post